segunda-feira, 16 de julho de 2007

E VC COM ISSO?

Projeto de Intervenção Urbana
Sandro Ka




E VC COM ISSO?
Não responda: não há tempo, nem espaço, nem momento.
A pergunta talvez nem seja vista, nem esteja ali. Um dia está, no outro não. A pergunta (des)acontece na correria do dia, (des)aparece de forma invisível, alerta de forma silenciosa.
E VC COM ISSO? é um projeto de Intervenção Urbana proposto ao bairro Navegantes, em articulação com o evento Essa Poa é Boa. Consiste na produção e fixação de cartazes espalhados pelos arredores do bairro, com a reprodução de uma imagem de amplo conhecimento popular: os "três macacos", associada à pergunta "E vc com isso?"
Sua fixação no bairro busca chamar à atenção àquilo que não se quer ver, nem ouvir, nem falar. Mostra o que é ocultado, escondido, sobre o qual não se quer revelar. Propõe um diálogo entre o olhar passageiro e as diversas questões ocultas do lugar, de âmbito social e cultural: a prostituição, a drogadição, o abandono.
No ritmo diário, principalmente das grandes cidades, a questão evidencia e desaparece, entrando no circuito da comunicação de rua, dos pôsteres e cartazes que decoram os grandes corredores, oferecido massivamente e gratuitamente aos olhares passageiros.
E VC COM ISSO? propõe uma pausa, uma reflexão. Até que seja engolido pelo mesmo sistema que se utiliza, e virar mais um elemento devorado pelo ritmo do dia-a-dia.

2 comentários:

SBustamanteS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SBustamanteS disse...

...pois é, ...
Desigualdades brutais... isto é a violência em evidência, que sofremos e as quais também cometemos.
A arte se torna a voz... o libelo...
A violência anda solta, na pele de quem sobrevive nas ruas. Abandonadas, afastadas e mal vistas. A violência está nas pernas da moça que pernambula desesperada. A violência está na cor, no homem, na mulher e na criança. A violência está no lixo que se transforma em luxo pros miseráveis. A violência está estampada no consumo de drógas...
A violência está nas palavras dos governantes que não governam nada, nada e nada. Essa é a violência mais mais engraçada, que ri da nossa desgraça...
O que é digno? O que é Piada?
A arte não resolve, mas, denuncia, questiona, provoca e estimula para novas mudanças. A arte está no meio das questões e as questões da arte também passa por todos nós.